segunda-feira, 15 de junho de 2009

SOCIOLOGIA {MODO SOCIALISTA DE PRODUÇÃO}





Modo de Produção Socialista

O que fundamenta o modo de produção socialista é a propriedade social (coletiva) dos meios de produção.
No socialismo não existem empresas privadas (ou estas representam apenas uma pequena parcela no total das empresas), já que os meios de produção são públicos os coletivos. Em teoria, o objetivo da sociedade socialista é a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da sociedade como: emprego, habitação, educação, saúde, cultura, lazer etc.
Desaparece, assim, a separação entre proprietários do capital e proprietários da força de trabalho. Apesar disso, permanecem as diferenças individuais entre as pessoas,bem como salários desiguais,devido à maior ou menor qualificação do trabalhador.
Na sociedade socialista, a economia é planificada, visando atender às necessidades básicas da população, e não ao lucro das empresas.

Após analisar o texto acima você deverá:
• Comparar o modo de produção socialista com o modo de produção capitalista estudado nas aulas anteriores e apontar as principais diferenças entre os mesmos.
• Busque mais informações sobre o socialismo e tente explicar porque este modo de sociedade não deu certo e perdeu espaço para o capitalismo?